Dica de Documentário

Em Nome da Razão
1979
Direção: Helvécio Ratton


A loucura sempre foi tabu, mas, antes era tratada de maneira pior, tanto pela classe médica, quanto pelas autoridades, e a sociedade como um todo. Documentos, oficiais e extra-oficiais, dão conta dos horrores que se passavam por trás das paredes de um sanatório. Um pouco disso é mostrado neste eficiente documentário de Ratton, que dada a época em que foi feito, percebe-se o quanto é difícil falar sobre a "loucura", visto que a luta anti-manicomial só ganhou força recentemente.

Narrado pelo próprio cineasta, "Em Nome da Razão" é desconcertante por contestar os métodos utilizados para se tratar os chamados loucos. Tendo como foco o Manicômio de Barbacena, as imagens de pessoas em situações realmente degradantes (nus, sujos, deitados no chão, às vezes, em condições piores do que animais) choca. 

Mas, o documentário, acertadamente, faz questão de mostrar que não só doentes mentais iam parar lá. Homossexuais, empregadas domésticas que engravidavam do patrão, gente com problemas de alcoolismo, enfim, todos aqueles que, de alguma forma, não se enquadravam no modelo social. Simplesmente, eram "jogados" ali para serem esquecidos.

"A culpa pelo o que acontece num manicômio é, principalmente, da sociedade, incapaz de lidar com as diferenças, e vê num manicômio a oportunidade de exercer sua opressão."

Forte, sim, mas, necessário.

A quem interessar, segue o arquivo com o documentário na íntegra:

Comentários