Pular para o conteúdo principal
Debate Sócio-Político

LAICIDADE EM RISCO


Nos últimos anos, é crescente o número de religiosos (principalmente, de denominação cristã) no Congresso Brasileiro. Isso era de se esperar, visto que o número de evangélicos, por exemplo, vem subindo a cada ano, e seria lógico que essa parcela da população iria querer representatividade na política. Isso é ruim? Em tese, não, pois, cada setor da sociedade tem o direito de eleger representantes públicos para lutar pelos seus interesses. Faz parte do processo democrático. O problema é quando esses interesses tomam ares de privilégios despropositados, ameaçando, inclusive, os direitos de outras parcelas da população (caso das mulheres e LGBT's). Dentre os grupos religiosos que vem se mostrando nocivos ao conceito de Estado Laico no Brasil, o mais notório é a Bancada Evangélica. Desde sua "formação oficial", tramitam projetos de lei dos mais absurdos.

Com base nisso, segue, agora, uma lista com alguns desses projetos que, entre outras coisas, colocam a laicidade do Brasil em risco.



# PEC 99/2011

De acordo com essa Proposta de Emenda Constitucional, as igrejas passariam a questionar decisões do Supremo Tribunal Federal. A PEC é de autoria do deputado mineiro João Campos, do PRB, que, no passado, já tentou implantar outro projeto polêmico: o da "cura gay". Caso a PEC 99/2011 venha a ser aprovada, as igrejas passarão a ter diretos a apresentarem Ações Diretas de Inconstitucionalidade, entre outros recursos.


# Projeto de Lei 6583/13

Mais conhecido como "Estatuto da Família", este projeto tem como objetivo estabelecer regras jurídicas para definir o que é família. Obviamente, esse conceito de família perpassa pelo conceito cristão dela, excluindo famílias formadas por casais homoafetivos, por exemplo. O projeto é de autoria do deputado pernambucano Anderson Ferreira, do PR. Lembrando que o STF, em 2011, decidiu que pessoas do mesmo sexo também podem se unir juridicamente, possuindo os mesmos direitos e deveres que os demais casais.


# Projeto de Lei que inclui o Criacionismo no Ensino Público e Privado

Na realidade, esse projeto de lei, apresentado pelo deputado e pastor Marco Feliciano, do PSC, não tem, sequer, uma numeração de identificação, pois, foi rapidamente, arquivado, ainda em 2014. No entanto, Feliciano ameaça, vez ou outra, desengavetar esse projeto, que visa, tão somente, implantar nas escolas o ensino do Criacionismo, a crença de que foi Deus o criador de tudo e responsável pelas formas de evolução.


# Projeto de Lei 5069/13

Essa PL aqui é de autoria do famigerado deputado Eduardo Cunha, do PMDB. O projeto, que no final de 2015, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, tem como objetivo principal dificultar o acesso das mulheres ao aborto em caso de estupro. De acordo com o texto, ela precisaria comprovar a violência sexual por queixa na polícia e exame de corpo delito. Atualmente, pela Constituição, vale a palavra da mulher.


# Projeto de Lei 4754/16

Aqui temos a mais nova empreitada da Bancada Evangélica. O texto do projeto prevê a destituição dos ministros do STF por "usurpação de poder". Engana-se, porém, quem acha que se trata de uma forma de "impeachment", pois, já existe a lei 1.079, de 1950, que proíbe condutas irregulares dos ministros do Supremo. A questão é até bastante simples de entender: a Bancada Evangélica está incomodada pelo fato do STF estar, nos últimos anos, julgando casos que o Legislativo já deveria ou não ter aprovado, como a união homoafetiva, por exemplo. Na prática, portanto, essa PL é uma forma de coerção de um poder contra o outro.


Para maiores informações sobre o tema, acessem o link:
apublica.org/2015/10/afinal-o-que-os-evangelicos-querem-da-politica/


Erick Silva
26/04/2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista

10 Melhores Discos Nacionais de 2017 (Até Agora)


Sim, meus caros, não está nada fácil. Achar os "10 melhores discos nacionais lançados em 2017 (ate agora)" demandou bastante tempo, mesmo porque, até no meio do cenário indie, anda rolando uma certa mesmice em termos de sons e atitudes, com bandas soando rigorosamente iguais umas as outras. Está faltando identidade e carisma até na nossa música alternativa, infelizmente. Mas, lamentações à parte, esta é uma pequena lista que se propõe a ser um guia atual para quem deseja saber o que anda acontecendo de bom por aí. 
Torcer, agora, para que os próximos meses sejam mais produtivos no sentido de termos mais lançamentos bons como estes.
🎵


10°
"Feeexta"
Camarones Orquestra Guitarrística


"Canções Para Depois do Ódio"
Marcelo Yuka


"Triinca" Triinca

"Galanga Livre" Rincon Sapiência

"Vênus" Tupimasala
Debate Sócio-Político
Porto Digital Ocupado!
O número de ocupações contra a PEC 55 (que propõe, entre outras coisas, uma profunda reforma no Ensino Médio) cresce a cada dia, e apesar de algumas dificuldades, a maioria mostra que está no caminho certo. No Recife, a mais recente instituição a ser ocupada foi a Escola em Referência de Ensino Médio (o EREM), pertencente ao Porto Digital, e localizada no bairro do Recife Antigo. Tudo começou durante a manhã de quinta (17), após as aulas serem suspensas para a realização de uma assembleia. A decisão pela ocupação do prédio foi feita como forma de antecipar o pior, já que muitos temiam que a direção da escola chamasse a polícia. 
De acordo com uma das integrantes do movimento, a organização do local está sendo feita aos poucos, para que, em breve, possam acontecer eventos, como palestras, exibição de produções audiovisuais, etc. "Ainda está tudo muito recente. Pretendemos, primeiro, limpar e reformar algumas coisas aqui dentro, para depo…
Filme Mais ou Menos Recomendável

"Mulher Maravilha"
2017
Direção: Patty Jenkins


MAIS UM FILME DE SUPER-HERÓI GENÉRICO, "MULHER MARAVILHA" PECA, IRONICAMENTE, POR TER UM SUB-TEXTO MACHISTA EM SUAS ENTRELINHAS
Estamos diante de mais um filme de super-heróis, mais um do universo expandido da DC Comics no cinema, mais um com a enorme responsabilidade de entregar um material minimamente interessante, ao contrários dos pífios "Batman vs Superman" e "Esquadrão Suicida", sem dúvida, os dois piores filmes do gênero desses últimos anos, ao lado de "Quarteto Fantástico". Ou seja, "Mulher Maravilha" chega com uma tremenda carga a ser superada. A pergunta é: conseguiu cumprir a sua missão? Bem, digamos que sim e não. Ao mesmo tempo em que o filme acerta em alguns pontos que ficaram devendo em produções anteriores, ele também erra ao repetir alguns dos erros mais corriqueiros de longas do gênero, com um agravante que pode até causar certa polê…