Debate Sócio-Político

#Ocupem #a #Política


O primeiro manifesto do Maguebeat, "Caranguejos com Cérebro", falava de URGÊNCIA, palavra que vem a calhar neste momento. Só que as veias entupidas não são somente as do Recife, mas, as de todo um país. Conservadorismo no Legislativo, no Judiciário, na Grande Mídia, e o que sobra? As lutas populares; essas, ainda não cooptadas por completo. Mas, está sendo justamente em Recife um dos atos de resistência mais interessantes nos últimos dias: o Acampamento pela Democracia, na Praça do Derby, bem no centro da cidade.


Passando pelo local, já dá pra perceber qual é a intenção daquele pessoal: discutir política. Ponto. Mas, não aquela política engessada, partidária, e, sim, aquela com plena participação popular, conquistando direitos porque é nossa obrigação tê-los. Não à toa, o debate ocorrido na noite desta sexta-feira, dia 29, foi sobre a democratização da comunicação. E, os convidados para a conversa não se fizeram de rogados: discutiram sobre rádios comunitárias, o Ocupe Estelita, questionaram a comunicação pública agregada a governos, etc.


Os destaques desse bom bate-papo foram Fly, coordenador de coletivos na comunidade da Ilha de Deus, o sempre presente Roger de Renor, e Mãe Beth de Oxum, e o seu coco de umbigada lá em Olinda. Tanta diversidade também se reflete ao redor do debate. Podemos encontrar de tudo e sobre tudo caminhando por entre as pessoas e as tendas armadas. Há coletivos pelos direitos das mulheres, dos LGBT's, da Reforma Agrária, entre outros. Todos convivendo para mostrar a necessidade de um ambiente democrático para discutirmos as nossas necessidades.


Sim, precisamos de urgência. Sim, precisamos ocupar os espaços. Sim, precisamos lutar por direitos (inclusive, daqueles que estão ameaçados de serem cerceados). E, sim, vai ter luta. Que a Praça do Derby em Recife tenha se transfigurado nesse microcosmo de resistência é um alento a quem está cansado devido aos recentes acontecimentos. Mas, como Beth de Oxum disse: "nós sempre lutamos, e isso não é novidade pra gente!"


Democratize-se!



PS: momento impagável da noite foi quando dois integrantes do movimento Ocupe Estelita exibiram este vídeo, que resume bem a nossa atual política. De fato, não é preciso dizer mais nada.




Erick Silva
29/04/2016

Comentários