Pular para o conteúdo principal
DICA DE FILME

"Conta Comigo" (1986)
Direção: Rob Reiner.


O cinema já mostrou ótimas demonstrações de amizade na tela grande. Mas, poucos filmes foram tão honestos e bem contados quanto "Conta Comigo". A produção é baseada num conto de Stephen King, chamado "The Body" ("O Corpo"), o que surpreendeu muitas pessoas na época, tão acostumadas às obras de terror do escritor. Só que King saiba também escrever dramas muito singulares e cativantes, e aqui está a prova.

A relação de amizade entre os meninos da trama é tão tocante e sincera, que coloca no chinelo muitas produções de hoje, que tentam trazer um tema parecido. Por sinal, é interessante notar que, mesmo os garotos sendo pré-adolescentes, e sendo, em muitos aspectos, infantis e imaturos, eles possuem mais carisma e inteligência do que muitos personagens já adultos de filmes hollywoodianos recentes. Estaríamos regredindo? Bem, mas isso já é outra estória.




O que conta no filme é como, independente do objetivo que tenham (procurar o corpo de um rapaz morto na floresta), os meninos se gostam bastante e possuem uma amizade franca. Os que partilham mais disso são Gordie Lachance e Chris Chambers. Não à toa, são dois garotos negligenciados. Gordie, após a morte do irmão mais velho, passa a ser ignorado pelos pais, e Chris sempre foi o delinquente e bad boy da turma, mas que esconde um enorme coração.

As desventuras que vão encontrar no caminho apenas reforçarão os laços afetivos que Gordie e Chris nutrem um pelo outro. Teddy Duchamp e Vern Tessio, mesmo sendo bons amigos também, não chegam a esse grau de intensidade. Basta dizer que, em determinado momento, Chris diz a Gordie que gostaria de ser pai dele, pois vê grande futuro nele como escritor (ele é ótimo contador de estórias), mas que crianças fazem bobagens quando não são devidamente cuidadas pelos pais.



O filme é cheio de passagens memoráveis, como as cenas do trem e das sanguessugas no rio. E, é cada obstáculo é tratado como um rito de passagem. Mesmo passando pouco tempo em sua aventura, os meninos vão (re)descobrindo valores, e amadurecendo no meio do percurso. Ao final da jornada, a tristeza bate, pois nada será como antes, e eles sabem cada o destino de cada um precisa ser seguido. Sem apelar para sentimentalismos, a mensagem passada é belíssima.

E, todos os atores estão fascinantes. De Kiefer Sutherland e River Phoenix em início de carreira, à experiência de um Richard Dreyfuss, todos encarnaram muito bem seus papéis. E, Rob Reiner, diretor de "Louca Obssessão", conduz tudo com mãe leve, porém segura. Vale destacar também a trilha sonora, com vários clássicos do rock'n roll dos anos 50, em especial, a canção que deu nome ao filme, "Stand By Me", que ficou mais conhecida na versão de John Lennon.




É isso. "Conta Comigo foi feito num tempo em que Hollywood fazia produções com crianças e adolescentes realmente carismáticos, cujas estória respeitavam a nossa inteligência. Só por isso, já mereceria a alcunha de clássico. Porém, bem mais do que isso, o filme retrata a importância da amizade e da perseverança, sentimentos um tanto esquecidos nos dias de hoje.

NOTA: 9/10.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Debate Sócio-Político
Porto Digital Ocupado!
O número de ocupações contra a PEC 55 (que propõe, entre outras coisas, uma profunda reforma no Ensino Médio) cresce a cada dia, e apesar de algumas dificuldades, a maioria mostra que está no caminho certo. No Recife, a mais recente instituição a ser ocupada foi a Escola em Referência de Ensino Médio (o EREM), pertencente ao Porto Digital, e localizada no bairro do Recife Antigo. Tudo começou durante a manhã de quinta (17), após as aulas serem suspensas para a realização de uma assembleia. A decisão pela ocupação do prédio foi feita como forma de antecipar o pior, já que muitos temiam que a direção da escola chamasse a polícia. 
De acordo com uma das integrantes do movimento, a organização do local está sendo feita aos poucos, para que, em breve, possam acontecer eventos, como palestras, exibição de produções audiovisuais, etc. "Ainda está tudo muito recente. Pretendemos, primeiro, limpar e reformar algumas coisas aqui dentro, para depo…
Lista

10 Melhores Discos Nacionais de 2017 (Até Agora)


Sim, meus caros, não está nada fácil. Achar os "10 melhores discos nacionais lançados em 2017 (ate agora)" demandou bastante tempo, mesmo porque, até no meio do cenário indie, anda rolando uma certa mesmice em termos de sons e atitudes, com bandas soando rigorosamente iguais umas as outras. Está faltando identidade e carisma até na nossa música alternativa, infelizmente. Mas, lamentações à parte, esta é uma pequena lista que se propõe a ser um guia atual para quem deseja saber o que anda acontecendo de bom por aí. 
Torcer, agora, para que os próximos meses sejam mais produtivos no sentido de termos mais lançamentos bons como estes.
🎵


10°
"Feeexta"
Camarones Orquestra Guitarrística


"Canções Para Depois do Ódio"
Marcelo Yuka


"Triinca" Triinca

"Galanga Livre" Rincon Sapiência

"Vênus" Tupimasala
Dica Cultural

Festival MIMO 2016
Programação Olinda


MIMO significa Mostra Internacional de Música em Olinda. E, também resistência de arte da melhor qualidade. Nasceu em 2004, na cidade pernambucana que leva seu nome, e que hoje é patrimônio histórico da humanidade. O que não significa que o festival não ocorra em outros lugares, como vem acontecendo há alguns anos. Este ano, por exemplo, em sua 13ª edição, a MIMO já desembarcou em Portugal, e nas cidades brasileiras de Ouro Preto, Tiradentes, Paraty e, nos próximos dias, no Rio de Janeiro. E, claro, haverá espaço para sua cidade natal, Olinda, que irá abarcar inúmeras atrações de peso entre os dias 18 e 20 de novembro próximos.
A seguir, a programação completa da MIMO em Olinda.


CONCERTOS

18 Novembro / Sexta-Feira

Zeca Baleiro - Violoncelo e Piano
18h - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

João Fênix
19h - Igreja do Carmo

João Bosco & Hamilton d Holanda
19h30 - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

Mário Laginha & Pedro Burmes…