Dica de Filme

Conta Comigo
1986
Direção: Rob Reiner


O cinema já mostrou ótimas demonstrações de amizade na tela grande. Mas, poucos filmes foram tão honestos e bem contados quanto "Conta Comigo". A produção é baseada num conto de Stephen King, chamado "The Body" ("O Corpo"), o que surpreendeu muitas pessoas na época, tão acostumadas às obras de terror do escritor. Só que King saiba também escrever dramas muito singulares e cativantes, e aqui está a prova.

A relação de amizade entre os meninos da trama é tão tocante e sincera, que coloca no chinelo muitas produções de hoje, que tentam trazer um tema parecido. Por sinal, é interessante notar que, mesmo os garotos sendo pré-adolescentes, e sendo, em muitos aspectos, infantis e imaturos, eles possuem mais carisma e inteligência do que muitos personagens já adultos de filmes hollywoodianos recentes. Estaríamos regredindo? Bem, mas isso já é outra estória.




O que conta no filme é como, independente do objetivo que tenham (procurar o corpo de um rapaz morto na floresta), os meninos se gostam bastante e possuem uma amizade franca. Os que partilham mais disso são Gordie Lachance e Chris Chambers. Não à toa, são dois garotos negligenciados. Gordie, após a morte do irmão mais velho, passa a ser ignorado pelos pais, e Chris sempre foi o delinquente e bad boy da turma, mas que esconde um enorme coração.

As desventuras que vão encontrar no caminho apenas reforçarão os laços afetivos que Gordie e Chris nutrem um pelo outro. Teddy Duchamp e Vern Tessio, mesmo sendo bons amigos também, não chegam a esse grau de intensidade. Basta dizer que, em determinado momento, Chris diz a Gordie que gostaria de ser pai dele, pois vê grande futuro nele como escritor (ele é ótimo contador de estórias), mas que crianças fazem bobagens quando não são devidamente cuidadas pelos pais.



O filme é cheio de passagens memoráveis, como as cenas do trem e das sanguessugas no rio. E, é cada obstáculo é tratado como um rito de passagem. Mesmo passando pouco tempo em sua aventura, os meninos vão (re)descobrindo valores, e amadurecendo no meio do percurso. Ao final da jornada, a tristeza bate, pois nada será como antes, e eles sabem cada o destino de cada um precisa ser seguido. Sem apelar para sentimentalismos, a mensagem passada é belíssima.

E, todos os atores estão fascinantes. De Kiefer Sutherland e River Phoenix em início de carreira, à experiência de um Richard Dreyfuss, todos encarnaram muito bem seus papéis. E, Rob Reiner, diretor de "Louca Obssessão", conduz tudo com mãe leve, porém segura. Vale destacar também a trilha sonora, com vários clássicos do rock'n roll dos anos 50, em especial, a canção que deu nome ao filme, "Stand By Me", que ficou mais conhecida na versão de John Lennon.




É isso. "Conta Comigo foi feito num tempo em que Hollywood fazia produções com crianças e adolescentes realmente carismáticos, cujas estória respeitavam a nossa inteligência. Só por isso, já mereceria a alcunha de clássico. Porém, bem mais do que isso, o filme retrata a importância da amizade e da perseverança, sentimentos um tanto esquecidos nos dias de hoje.


NOTA: 9/10

Comentários