Lista

8 Produções que Mostram que Animação Também é Coisa de Adulto


Há um certo preconceito que ainda hoje persiste de que desenhos animados são um produto voltado, exclusivamente, para o público infantil. Mas, depois que veio uma enxurrada de animações japonesas com temática mais adulta dos anos 80 pra cá, estúdios e público perceberam que a linguagem do desenho animado para certos temas deixava tudo mais fascinante. E, hoje, o que não faltam são filmes assim, que colocam no chinelo muita produção com atores reais.

Eis uma lista com as melhores animações "sérias" de uns anos pra cá:


8º Valsa com Bashir (2008)
Esta produção israelita narra as tentativas de um ex-combatente da Guerra do Líbano em recuperar suas memórias. Quanto mais o tempo passa, mais ele se lembra do que viu, e isso choca tanto a ele, quanto a nós, espectadores. O estilo peculiar da animação combina bem com a paranoia do personagem, mesclando imagens oníricas e surreais com suas vagas memórias. Um filme muito forte.


7° Wall-e (2008)
Quem diria que viria dos estúdios Disney uma das produções norte-americanas mais críticas dos últimos anos? Pois, é, graças à sua subsidiária, a Pixar, temos aqui uma animação, aparentemente, inofensiva, mas, que é, olhando mais a fundo, ousada e até subversiva. Falando de temas como consumismo, o desenho também pode ser visto como uma ode à necessidade de recuperarmos nossas emoções perdidas com a modernidade. Bonito.


6° Akira (1988)
O dos mais antigos dessa lista também foi pioneiro em muitos aspectos. Nunca antes o Ocidente tinha visto uma animação com tamanha força narrativa e violência. À época, custou inacreditáveis 8 milhões de dólares para ser produzido, um recorde para um filme japonês. Com uma história perturbadora e um visual alucinante, "Akira", sem dúvida, foi um marco.


5° Persépolis (2007)
Baseada numa incrível HQ, esta animação segue à risca os traços da história original para contar, sob a ótica infanto-juvenil, os horrores da guerra e das ditaduras. O enredo tem muitas partes descontraídas em meio à tristeza de um sistema opressor, e é esse um de seus principais atributos. Sem ser pesado o tempo todo, o desenho nos faz refletir conceitos como liberdade e religião. Uma produção, no mínimo, interessante.


4° Asura (2012)
"Asura" é um grande achado em termos de animações para adultos. Com um traço inusitado e uma história muito densa, que envolve canibalismo, o desenho se presta falar de temas profundos, quase filosóficos, unidos à muita ação e sangue, mas, sem jamais ser gratuito. Um filme triste e desesperançoso em muitos pontos, porém, é uma catarse perfeita para vermos um pouco das dores no mundo. Um espetáculo de desenho.


3° Mary e Max (2009)
Animação em stop motion, por si, já tem um certo charme. Mas, aqui, além da famosa técnica, temos também uma história de amizade fascinante que, de tão simples, acaba sendo bastante profunda. Os personagens, simplesmente, não se conhecem pessoalmente, e vivem trocando cartas durantes anos, sobre as suas impressões da vida. Isso é a deixa perfeita para o filme fazer críticas muito bem boladas à sociedade, ao mesmo tempo que diverte e encanta. Um desenho sem contra indicações.


2° Princesa Mononoke (1997)
A força do enredo de "Princesa Mononoke" se explica pelo seu realizador. Hayao Miyazaki, mesmo sempre fazendo desenho para crianças, colocou em seus trabalhos ensinamentos diversos sobre a vida, o mundo e as pessoas. Aqui, ele atinge seu auge ao abordar o tema da ecologia, mas, sem ser panfletário ou piegas. Dos personagens ao estilo de animação (feito em 2D), tudo aqui é soberbo e atemporal. Obrigado, sr. Miyazaki.


1° O Túmulo dos Vagalumes (1988)
Mais denso e triste do que muito filme de guera por aí, "O Túmulo dos Vagalumes" consegue dilacerar a nossa alma, mostrando o quão revoltante o ser humano pode ser, deixando crianças inocentes à mercê de um conflito do qual elas não entendem. A animação é considerada um dos filmes mais tristes de todos os tempos. Não é à toa. A mensagem é bela, mas, dolorosa. Um verdadeiro soco no estômago dos mais desavisados. Assistam (e, segurem o coração).




Texto: Erick Silva.

Comentários