Pular para o conteúdo principal
10 Produções que Mostram que Animação Também é Coisa de Adulto


Há um certo preconceito que ainda hoje persiste de que desenhos animados são um produto voltado, exclusivamente, para o público infantil. Mas, depois que veio uma enxurrada de animações japonesas com temática mais adulta dos anos 80 pra cá, estúdios e público perceberam que a linguagem do desenho animado para certos temas deixava tudo mais fascinante. E, hoje, o que não faltam são filmes assim, que colocam no chinelo muita produção com atores reais.

Eis uma lista com as melhores animações "sérias" de uns anos pra cá:


10ª Valsa com Bashir (2008)
Esta produção israelita narra as tentativas de um ex-combatente da Guerra do Líbano em recuperar suas memórias. Quanto mais o tempo passa, mais ele se lembra do que viu, e isso choca tanto a ele, quanto a nós, espectadores. O estilo peculiar da animação combina bem com a paranoia do personagem, mesclando imagens oníricas e surreais com suas vagas memórias. Um filme muito forte.


9° Wall-e (2008)
Quem diria que viria dos estúdios Disney uma das produções norte-americanas mais críticas dos últimos anos? Pois, é, graças à sua subsidiária, a Pixar, temos aqui uma animação, aparentemente, inofensiva, mas, que é, olhando mais a fundo, ousada e até subversiva. Falando de temas como consumismo, o desenho também pode ser visto como uma ode à necessidade de recuperarmos nossas emoções perdidas com a modernidade. Bonito.


8° As Bicicletas de Belleville (2003)
Um desenho com a cara daqueles musicais das antigas, com uma aura bastante nostálgica, mas, carregando na ironia e no sarcasmo. Assim é "As Bicicletas de Belleville". Com bastante delicadeza, aborda assuntos que vão desde a solidão na velhice até a imigração para trabalho escravo. Tudo bem leve e espirituoso, mas, eficiente.


7° Akira (1988)
O dos mais antigos dessa lista também foi pioneiro em muitos aspectos. Nunca antes o Ocidente tinha visto uma animação com tamanha força narrativa e violência. À época, custou inacreditáveis 8 milhões de dólares para ser produzido, um recorde para um filme japonês. Com uma história perturbadora e um visual alucinante, "Akira", sem dúvida, foi um marco.


6° A Loja dos Suicídios (2012)
O que dizer de um desenho onde a morte é a "mercadoria" de uma loja, onde se vendem todas as formas possíveis de se cometer suicídio? Impróprio para menores, com certeza. Mas, apesar do tema difícil, a produção lança mão de muitos artifícios que nos faz rir, ao mesmo tempo que nos obrigar a pensar. Ao final, a animação se mostra uma belíssima metáfora da vida. Mais do que recomendado.


5° Persépolis (2007)
Baseada numa incrível HQ, esta animação segue à risca os traços da história original para contar, sob a ótica infanto-juvenil, os horrores da guerra e das ditaduras. O enredo tem muitas partes descontraídas em meio à tristeza de um sistema opressor, e é esse um de seus principais atributos. Sem ser pesado o tempo todo, o desenho nos faz refletir conceitos como liberdade e religião. Uma produção, no mínimo, interessante.


4° Asura (2012)
"Asura" é um grande achado em termos de animações para adultos. Com um traço inusitado e uma história muito densa, que envolve canibalismo, o desenho se presta falar de temas profundos, quase filosóficos, unidos à muita ação e sangue, mas, sem jamais ser gratuito. Um filme triste e desesperançoso em muitos pontos, porém, é uma catarse perfeita para vermos um pouco das dores no mundo. Um espetáculo de desenho.


3° Mary e Max (2009)
Animação em stop motion, por si, já tem um certo charme. Mas, aqui, além da famosa técnica, temos também uma história de amizade fascinante que, de tão simples, acaba sendo bastante profunda. Os personagens, simplesmente, não se conhecem pessoalmente, e vivem trocando cartas durantes anos, sobre as suas impressões da vida. Isso é a deixa perfeita para o filme fazer críticas muito bem boladas à sociedade, ao mesmo tempo que diverte e encanta. Um desenho sem contra indicações.


2° Princesa Mononoke (1997)
A força do enredo de "Princesa Mononoke" se explica pelo seu realizador. Hayao Miyazaki, mesmo sempre fazendo desenho para crianças, colocou em seus trabalhos ensinamentos diversos sobre a vida, o mundo e as pessoas. Aqui, ele atinge seu auge ao abordar o tema da ecologia, mas, sem ser panfletário ou piegas. Dos personagens ao estilo de animação (feito em 2D), tudo aqui é soberbo e atemporal. Obrigado, sr. Miyazaki.


1° O Túmulo dos Vagalumes (1988)
Mais denso e triste do que muito filme de guera por aí, "O Túmulo dos Vagalumes" consegue dilacerar a nossa alma, mostrando o quão revoltante o ser humano pode ser, deixando crianças inocentes à mercê de um conflito do qual elas não entendem. A animação é considerada um dos filmes mais tristes de todos os tempos. Não é à toa. A mensagem é bela, mas, dolorosa. Um verdadeiro soco no estômago dos mais desavisados. Assistam (e, segurem o coração).




Texto: Erick Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista

10 Melhores Discos Nacionais de 2017 (Até Agora)


Sim, meus caros, não está nada fácil. Achar os "10 melhores discos nacionais lançados em 2017 (ate agora)" demandou bastante tempo, mesmo porque, até no meio do cenário indie, anda rolando uma certa mesmice em termos de sons e atitudes, com bandas soando rigorosamente iguais umas as outras. Está faltando identidade e carisma até na nossa música alternativa, infelizmente. Mas, lamentações à parte, esta é uma pequena lista que se propõe a ser um guia atual para quem deseja saber o que anda acontecendo de bom por aí. 
Torcer, agora, para que os próximos meses sejam mais produtivos no sentido de termos mais lançamentos bons como estes.
🎵


10°
"Feeexta"
Camarones Orquestra Guitarrística


"Canções Para Depois do Ódio"
Marcelo Yuka


"Triinca" Triinca

"Galanga Livre" Rincon Sapiência

"Vênus" Tupimasala
Debate Sócio-Político
Porto Digital Ocupado!
O número de ocupações contra a PEC 55 (que propõe, entre outras coisas, uma profunda reforma no Ensino Médio) cresce a cada dia, e apesar de algumas dificuldades, a maioria mostra que está no caminho certo. No Recife, a mais recente instituição a ser ocupada foi a Escola em Referência de Ensino Médio (o EREM), pertencente ao Porto Digital, e localizada no bairro do Recife Antigo. Tudo começou durante a manhã de quinta (17), após as aulas serem suspensas para a realização de uma assembleia. A decisão pela ocupação do prédio foi feita como forma de antecipar o pior, já que muitos temiam que a direção da escola chamasse a polícia. 
De acordo com uma das integrantes do movimento, a organização do local está sendo feita aos poucos, para que, em breve, possam acontecer eventos, como palestras, exibição de produções audiovisuais, etc. "Ainda está tudo muito recente. Pretendemos, primeiro, limpar e reformar algumas coisas aqui dentro, para depo…
Filme Mais ou Menos Recomendável

"Mulher Maravilha"
2017
Direção: Patty Jenkins


MAIS UM FILME DE SUPER-HERÓI GENÉRICO, "MULHER MARAVILHA" PECA, IRONICAMENTE, POR TER UM SUB-TEXTO MACHISTA EM SUAS ENTRELINHAS
Estamos diante de mais um filme de super-heróis, mais um do universo expandido da DC Comics no cinema, mais um com a enorme responsabilidade de entregar um material minimamente interessante, ao contrários dos pífios "Batman vs Superman" e "Esquadrão Suicida", sem dúvida, os dois piores filmes do gênero desses últimos anos, ao lado de "Quarteto Fantástico". Ou seja, "Mulher Maravilha" chega com uma tremenda carga a ser superada. A pergunta é: conseguiu cumprir a sua missão? Bem, digamos que sim e não. Ao mesmo tempo em que o filme acerta em alguns pontos que ficaram devendo em produções anteriores, ele também erra ao repetir alguns dos erros mais corriqueiros de longas do gênero, com um agravante que pode até causar certa polê…