Pular para o conteúdo principal
Dica de Filme

"Boa Noite, Mamãe" (2016)
Direção: Veronika Franz.


Tentem recordar: qual o último filme de terror realmente marcante? Ok, tivemos um "Invocação do Mal" aqui, um "Deixe Ela Entrar" acolá, mas, pra um gênero que, nos tempos áureos, lançava, pelos menos uns cinco grandes filmes por ano, convenhamos que a época é de vacas magras. Talvez a pergunta que melhor caiba é: será que já foi feito de tudo em termos de terror, ou ainda pode surgir alguma novidade? Se não surgir, dá pra requentar bem velhas fórmulas?

Este "Boa Noite, Mamãe" cabe na segunda questão. Sim, vocês já viram esse tipo de enredo antes, o desenrolar da história, a tensão crescente, e a grande "surpresa" na parte final. Não se enganem, estamos diante algo que já assistimos outras vezes, porém, que teve impacto maior. Mesmo assim, o conjunto funciona bem, e proporciona uma produção interessante de ver, mesmo que rodeada de muitos clichês.





Desde um núcleo familiar reduzido (uma mãe e seus dois filhos), até mistérios que só se resolverão algum tempo depois, tudo converge para aquele boa tensão de um filme que consegue entreter. Os acontecimentos mostrados são confusos. A princípio, uma jovem que, após sofrer um grave acidente, volta pra casa pra se recuperar. Como sequela, ficou com o rosto ferido, tendo que passar um bom tempo com ele enfaixado.

Mas, seus filhos gêmeos desconfiam de que algo está errado com a mãe deles. Aparentemente, ela está mais agressiva, descontrolada, violenta. Chega a bater neles. Parece até que algo macabro a acompanha, suposição reforçada por uma estranha e sinistra cena na floresta. Seria uma alucinação dos meninos, ou algo de muito errado está realmente acontecendo? Outras sequências também se mostram dúbias, deixando o espectador um tanto curioso se são "reais" ou não, como a que eles colocam um inseto na boca dela.




É só na parte final que o filme se revela. E, acreditem, apesar se algumas cenas denunciarem o que está acontecendo, esse momento da produção é bastante tenso (e, violento). O problema é que algumas partes pesadas acabam tendo a função de esconder que o roteiro apelou para uma solução vista muitas vezes antes em filmes, inclusive, melhores. Caso ele tivesse sido feito há uns 20 anos atrás, a coisa seria diferente.




Só que mesmo com esses pontos negativos, a produção é competente. Cria um bom clima o tempo todo, as atuações são convincentes, e até os furos de roteiro não chegam a incomodar tanto.Mesmo assim, é uma pena que "Boa Noite, Mamãe" seja apenas razoavelmente bom, justamente por não ter se preocupado em se esforçar um pouco mais para usar clichês de maneira correta. Ou seja, querem filmes de terror melhores feitos recentemente? "Invocação do Mal" e "Deixe Ela Entrar", cada um na sua proposta, são superiores em muitos aspectos. Meter medo, como se vê, não é tão fácil assim nos dias de hoje.


Nota: 7/10.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Debate Sócio-Político
Porto Digital Ocupado!
O número de ocupações contra a PEC 55 (que propõe, entre outras coisas, uma profunda reforma no Ensino Médio) cresce a cada dia, e apesar de algumas dificuldades, a maioria mostra que está no caminho certo. No Recife, a mais recente instituição a ser ocupada foi a Escola em Referência de Ensino Médio (o EREM), pertencente ao Porto Digital, e localizada no bairro do Recife Antigo. Tudo começou durante a manhã de quinta (17), após as aulas serem suspensas para a realização de uma assembleia. A decisão pela ocupação do prédio foi feita como forma de antecipar o pior, já que muitos temiam que a direção da escola chamasse a polícia. 
De acordo com uma das integrantes do movimento, a organização do local está sendo feita aos poucos, para que, em breve, possam acontecer eventos, como palestras, exibição de produções audiovisuais, etc. "Ainda está tudo muito recente. Pretendemos, primeiro, limpar e reformar algumas coisas aqui dentro, para depo…
Lista

10 Melhores Discos Nacionais de 2017 (Até Agora)


Sim, meus caros, não está nada fácil. Achar os "10 melhores discos nacionais lançados em 2017 (ate agora)" demandou bastante tempo, mesmo porque, até no meio do cenário indie, anda rolando uma certa mesmice em termos de sons e atitudes, com bandas soando rigorosamente iguais umas as outras. Está faltando identidade e carisma até na nossa música alternativa, infelizmente. Mas, lamentações à parte, esta é uma pequena lista que se propõe a ser um guia atual para quem deseja saber o que anda acontecendo de bom por aí. 
Torcer, agora, para que os próximos meses sejam mais produtivos no sentido de termos mais lançamentos bons como estes.
🎵


10°
"Feeexta"
Camarones Orquestra Guitarrística


"Canções Para Depois do Ódio"
Marcelo Yuka


"Triinca" Triinca

"Galanga Livre" Rincon Sapiência

"Vênus" Tupimasala
Dica Cultural

Festival MIMO 2016
Programação Olinda


MIMO significa Mostra Internacional de Música em Olinda. E, também resistência de arte da melhor qualidade. Nasceu em 2004, na cidade pernambucana que leva seu nome, e que hoje é patrimônio histórico da humanidade. O que não significa que o festival não ocorra em outros lugares, como vem acontecendo há alguns anos. Este ano, por exemplo, em sua 13ª edição, a MIMO já desembarcou em Portugal, e nas cidades brasileiras de Ouro Preto, Tiradentes, Paraty e, nos próximos dias, no Rio de Janeiro. E, claro, haverá espaço para sua cidade natal, Olinda, que irá abarcar inúmeras atrações de peso entre os dias 18 e 20 de novembro próximos.
A seguir, a programação completa da MIMO em Olinda.


CONCERTOS

18 Novembro / Sexta-Feira

Zeca Baleiro - Violoncelo e Piano
18h - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

João Fênix
19h - Igreja do Carmo

João Bosco & Hamilton d Holanda
19h30 - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

Mário Laginha & Pedro Burmes…