Dica de Filme

Boa Noite, Mamãe
2016
Direção: Veronika Franz e Severin Fiala


Tentem recordar: qual o último filme de terror realmente marcante? Ok, tivemos um "Invocação do Mal" aqui, um "Deixe Ela Entrar" acolá, mas, pra um gênero que, nos tempos áureos, lançava, pelos menos uns cinco grandes filmes por ano, convenhamos que a época é de vacas magras. Talvez a pergunta que melhor caiba é: será que já foi feito de tudo em termos de terror, ou ainda pode surgir alguma novidade? Se não surgir, dá pra requentar bem velhas fórmulas?

Este "Boa Noite, Mamãe" cabe na segunda questão. Sim, vocês já viram esse tipo de enredo antes, o desenrolar da história, a tensão crescente, e a grande "surpresa" na parte final. Não se enganem, estamos diante algo que já assistimos outras vezes, porém, que teve impacto maior. Mesmo assim, o conjunto funciona bem, e proporciona uma produção interessante de ver, mesmo que rodeada de muitos clichês.




Desde um núcleo familiar reduzido (uma mãe e seus dois filhos), até mistérios que só se resolverão algum tempo depois, tudo converge para aquele boa tensão de um filme que consegue entreter. Os acontecimentos mostrados são confusos. A princípio, uma jovem que, após sofrer um grave acidente, volta pra casa pra se recuperar. Como sequela, ficou com o rosto ferido, tendo que passar um bom tempo com ele enfaixado.

Mas, seus filhos gêmeos desconfiam de que algo está errado com a mãe deles. Aparentemente, ela está mais agressiva, descontrolada, violenta. Chega a bater neles. Parece até que algo macabro a acompanha, suposição reforçada por uma estranha e sinistra cena na floresta. Seria uma alucinação dos meninos, ou algo de muito errado está realmente acontecendo? Outras sequências também se mostram dúbias, deixando o espectador um tanto curioso se são "reais" ou não, como a que eles colocam um inseto na boca dela.




É só na parte final que o filme se revela. E, acreditem, apesar se algumas cenas denunciarem o que está acontecendo, esse momento da produção é bastante tenso (e, violento). O problema é que algumas partes pesadas acabam tendo a função de esconder que o roteiro apelou para uma solução vista muitas vezes antes em filmes, inclusive, melhores. Caso ele tivesse sido feito há uns 20 anos atrás, a coisa seria diferente.




Só que mesmo com esses pontos negativos, a produção é competente. Cria um bom clima o tempo todo, as atuações são convincentes, e até os furos de roteiro não chegam a incomodar tanto.Mesmo assim, é uma pena que "Boa Noite, Mamãe" seja apenas razoavelmente bom, justamente por não ter se preocupado em se esforçar um pouco mais para usar clichês de maneira correta. Ou seja, querem filmes de terror melhores feitos recentemente? "Invocação do Mal" e "Deixe Ela Entrar", cada um na sua proposta, são superiores em muitos aspectos. Meter medo, como se vê, não é tão fácil assim nos dias de hoje.


NOTA: 7/10

Comentários