Debate Sócio-Político

Ah, se Eduardo Cunha Fosse do PT...
Por Erick Silva


Nos últimos dias, o (agora) ex-Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, virou notícia, obviamente, por motivos negativos. Primeiro, foi a notícia (vergonhosa) de que o Planalto desistiu de pressionar Cunha a renunciar à Presidência da Casa. O motivo? A boa e velha ameaça. O deputado pmdbista simplesmente usou como poder de "barganha" suas informações privilegiadas, e ameaçou com uma grande delação premiada quem se metesse no seu caminho. O governo Temer, que até então tratava Cunha a pão de ló, acovardou-se mais ainda. O interessante é que não houveram protestos dos indignados contra a corrupção por causa disso. Um deputado ameaça, da maneira mais vil, um governo inteiro, e este se mostra acuado. Mas, como bem sabemos, pra muitos, o que valeu pra Dilma, não vale pra Temer.

Ah, se Cunha fosse do PT...

Depois desse episódio dantesco, eis que, finalmente, Cunha renuncia à Presidência da Câmara (mas, não de seu mandato), e chora copiosamente em frente às câmaras. Ele continua deputado. O governo Temer está fazendo o possível para salvar o seu mandato. E, até o momento, ele não explicou nada de suas contas fantasmas no exterior, muito muitos as inúmeras delações na Lava Jato das quais ele é acusado. Não sou fã de José Dirceu, nem de José Genoíno, mas, é bom lembra que, por muito menos, ambos foram rechaçados em praça pública, humilhados e agredidos. Mereciam tal tratamento? Provavelmente, sim, porém, as evidências contra Eduardo Cunha se mostram cada vez maiores, mas, em termos de protestos e indignações contra ele, nada. No máximo, alguns hipócritas como Kim Kataguiri e Silas Malafaia, que dizem (agora) que o Deputado precisa ser punido. Não digam...

Ah, se Cunha fosse do PT...

 Kataguiri, serelepe com o seu "herói"

Malafaia, um bobo da corte sem graça

A questão maior é a seletividade das situações políticas atuais. Vejamos: já estamos com praticamente dois meses do governo Temer, muitos ministros já saíram por suspeitas de corrupção e medidas impopulares foram tomadas, como o rombos de aproximadamente 139 bolhões de reais em cima da meta fiscal de 2017, além de mudanças significativas na estrutura trabalhista. Interessante notar duas coisas. Primeiro, desse fenomenal rombo nas contas públicas, praticamente 1/3 (cerca de 50 bilhões) foram "guardados" para garantir o impeachment da presidente Dilma. Repito: 50 bilhões para garantir um impeachment! Outra coisa interessante é que mudanças que, claramente, vão prejudicar o trabalhador médio, estão sendo tomadas, devido à tal crise financeira, mas, a Câmara aprovou, recentemente um mega-pacote para o funcionalismo público do Judiciário em inacreditáveis 7 bilhões de reais, além da ajuda providencial que o governo Temer está oferecendo aos bancos. Crise?

Ah, se Cunha fosse do PT...

Reparem não só nas redes sociais, mas, nas ruas "reais" também. Protestos, agressões, xingamentos pararam. Estamos vivendo uma recessão, que só fez piorar com Temer no poder, e que tem como articuladores facínoras como Eduardo Cunha, mas, não vemos pessoas patriotas, indignadas com a corrupção ocupando os espaços públicos. Por acaso, já chegamos ao Paraíso? E, sim, Cunha tem muita responsabilidade nisso. É só voltar no tempo, durante o governo FHC. Quando Fernando Henrique enfrentou uma grave crise mundial, ele teve todas (repito: TODAS!) as suas propostas aprovadas pela Câmara dos Deputados na época. Recentemente, Dilma mandou praticamente as mesmas propostas para a atual Câmara, e por implicância e revanchismo, a Casa vetou praticamente tudo o que a presidente propôs. A culpa pelo atual estado de coisas é só de Dilma Roussef, portanto?

Ah, se Cunha fosse do PT...

 A agressão contra Dilma era latente. Com os demais, quase um cafuné...

Quando duas criaturas dessas comandam a nação, alguma coisa está fora da ordem

Enfim, não há muito o que discutir. A hipocrisia já está instaurada em nosso Brasil varonil, obrigado. Canalhas na política riem da Justiça e choram falsas lágrimas em seu tosco espetáculo. Elegeu-se um bode expiatório (Dilma), que vem, mesmo depois de afastada, sofrendo toda sorte de agressões e xingamentos (ainda!). Aécio está sumido, Temer já provou ser uma marionete ridícula e Cunha... Bem, esse se mostrou o palhaço fanfarrão desse circo. De fato, um ator e tanto. Seu choro quase foi real. Merecia, no mínimo, um prêmio. Pois, esse pato, já pagamos.

Ah, se Cunha fosse do PT...

Comentários