Dica de Disco

Dawn of a New Sun
2015
Artista: Tuatha De Danann


Pra quem já teve a oportunidade de conhecer a banda mineira Tuatha De Danann através do estupendo "Trova Di Danú", de 2004, segundo registro do grupo, talvez não encontre tantas novidades neste "Dawn of a New Sun", o que é muito bom. E, pra quem não conhece nada deles, com certeza vai se impressionar com o material deste disco. Sim, pois os mineiros continuam com a mesma pegada folk metal que os consagraram, só que mais maduros e experientes, o que fica transparente em cada acorde de todas as músicas, do mínimo detalhe de um timbre diferenciado, até algo mais arrojado e ousado no som.

Dos primeiros segundos da primeira canção, a empolgante "We're Back", passando pela mudança brutal de ritmos em "Rhymes Against Humanity", tendo em "An Ultimato" uma beleza quase épica (lembrando, inclusive, alguns dos melhores momentos da Donzela de Ferro), indo até os confins da Terra Média com a bela "Dawn of a New Sun", fazendo a trilha sonora perfeita para poderosos campos de batalha na formidável "Immarama", até o encerramento carregado de carisma e energia em "The Craic", que chega a emular o Kiss das antigas (vejam só!).



Sim, há algumas repetições na fórmula, como em "The Brave And The Herd", "Sack of Stories" e "Outcry", todas muito "normais", e sem grandes novidades em se tratando do que a própria banda nos acostumou a ouvir ela fazer. Mesmo assim, o som "exótico" das canções acaba se sobressaindo, principalmente pelo fato dos instrumentistas serem excepcionais, imprimindo muito profissionalismo em sua arte. Mesmo essas mais, digamos, uniformes estão acima da média do que estamos escutando por aí no rock pesado em todas as suas vertentes, inclusive, no Brasil, onde temos até uma boa gama de bandas de metal, porém, a maioria muito iguais umas às outras. O Tuatha tem aquilo que chamamos de "diferencial", até mesmo dentro do.próprio folk metal.


Em linhas gerais, "Dawn of a New Sun" é isso: um disco competente, redondo, viciante. Contribui, e muito, para a equilibrada discografia da banda, e ainda aponta alguns novos caminhos que ela pode seguir daqui pra frente. E, pra quem está apenas se iniciando no mundo místico do Tuatha De Danann, é um ótimo começo. E, quem sabe, até, não seja o álbum que fará o público brasileiro ter mais familiaridade com um estilo tão segmentado quanto o folk metal? Qualidades e "desculpas" não faltam pra tornarem "Dawn of a New Sun" um trabalho a ser escutado várias e várias vezes.


NOTA: 8/10

Comentários