Dica de Filme

Culpas
2014
Direção: Riley Stearns


Temas complexos precisam de abordagens complexas. Porém, cinema comercial, afeito a que seus espectadores pensem (o velho "desligue o cérebro, e divirta-se"), sempre injeta filmes e mais filmes de consumo fácil, assistidos hoje, e esquecidos amanhã. Poucos têm uma ousadia autêntica de nos levar além das aparências estéticas de um cinema meramente estiloso, fazendo abordagens pontuais de temas realmente espinhosos. Vez ou outra, aparecem, no entanto, algumas pérolas imunes a qualquer forma de compreensão rasteira que a arte arte, em geral, tende a oferecer. E, eis que chegamos a este "Culpas", interessante filme a dialogar sobre temas difíceis de uma maneira não usual.

O assunto em questão é a religião, mais especificamente, a fé. Mas, não somente, pois, essa fé se desdobra em temas como o poder das escolhas individuais e do livre arbítrio. E, é especialmente sobre isso que trata os livros de Ansel Roth, um falido especialista em controlar mentes, que sempre teve como mote profissional tratar de pessoas que sofreram lavagem cerebral em cultos religiosos. Só que hoje Ansel é apenas uma sombra do que já foi, e os primeiros minutos do filme provam isso, quando ele tenta ludibriar o gerente do restaurante do hotel aonde ele está hospedado para poder comer de graça. Com sérios problemas financeiros, só que a ele fazer mini-palestras sobre seus livros, que não fazem sucesso algum, e ainda atraem parentes de pessoas que ele prejudicou no passado.




É numa dessas palestras que ele encontra uma oportunidade de ouro: um casal pede seus serviços para "curar" a sua filha, que se envolveu numa seita religiosa e que está com comportamentos cada vez mais estranhos e violentos. A princípio, Ansel recusa a proposta, mas, precisando do dinheiro para pagar uma dívida a um agiota bastante violento, aceita o trabalho. Para começar, simplesmente sequestra a garota, mantendo-apor cinco dias num quarto de hotel, realizando uma espécie de terapia, com a supervisão dos pais dela. Só que, ao longo do tratamento, Ansel se envolve demais com os problemas da garota e, por tabela, de seus pais, ao mesmo tempo que tem que lidar com sua dívida, o que pode lhe custar a vida.

O roteiro é bem articulado ao entrelaçar todos os acontecimentos de maneira intrigante e inusitada, fazendo com que a gente não somente se importe com os personagens, mas, fique ansioso pelas próximas cenas. Os diálogos não são jogados ao vento. Ao contrário, possuem uma importância narrativa muito forte ao longo da trama, principalmente as conversas entre Ansel e a garota, que, não por acaso, revelam mais da personalidade dele, do que dela. O melhor: não são falas de difícil compreensão, mas, certamente, exigem uma certa atenção para se entender coisas mais abstratas, sensoriais, e que mexam com um lado mais psicológico do que racional. Pois, é, não estamos diante de um filme muito simples, não.




A trama é cheia de significados, mas, uma palavra resume muito bem os personagens e suas histórias: CONTROLE. É através dele que se desenrolam outros temas, como o livre arbítrio, as escolhas pessoas, e, por fim, a tão famigerada culpa. Não à toa, o nome do grupo religioso do qual a garota faz parte se chama "Culpas". E, aos poucos, não só ela vai sendo questionada por Ansel, mas também vai questionando a própria vida do especialista, num jogo interessante entre a dicotomia de quem está controlando quem. Ou, estariam todos sendo controlados? As dúvidas vão pairando no ar, num clima de tensão constante, mas, sem parecer nada forçado, num crescendo gradativo e sem apelações.

Além do roteiro bem elaborado e das ótimas intenções em se tratar assuntos não muito fáceis, ainda temos atributos do melhor que o cinema pode oferecer. A começar pelas atuações, em particular, as de Leland Orser e Mary Elizabeth Winstead, que fazem de seus personagens criaturas intrigantes, fugindo de qualquer caricatura que outros atores poderiam fazer. São contidos e introspectivos quando precisam ser, e descontrolados quando a história exige. Não mais que isso. Destaque também para o jovem diretor estreante Riley Stearns, que aqui nem parece ser o seu primeiro filme, tamanho o domínio narrativo que ele tem para manter o interesse da trama do começo ao fim.




"Culpas" é um exemplar um tanto peculiar no cinema atual. É um filme sério, que fala sobre assuntos sérios da maneira séria, mas, sem soar pedante, boçal, ou algo do tipo. Basta o espectador se deixar envolver em sua trama sinuosa e cheia de boa reflexões para presenciar um cinema de conteúdo em meio a tantas coisas vazias que a sétima arte tem nos proporcionado. Claro, por ser recente, talvez se precise de um tempo para que ele seja descoberto e redescoberto pelo público sempre que possível. Mas, quem topar assistí-lo, dificilmente se arrependerá. A recompensa será uma produção adulta como pouco tem se visto nos últimos anos.


NOTA: 8/10


Comentários