Dica de Filme

Os Inquilinos (Os Incomodados que se Mudem)
2009
Diretor: Sérgio Bianchi


Se for para tecer algum elogio ao diretor Sérgio Bianchi, diria apenas que se trata de um corajoso. Enquanto o cinemão recente quer ser denúncia, mas acaba sendo vazio ("O Som ao Redor" e "Tropa de Elite"), os filmes de Bianchi são tensos, inquietantes, provocativos e colocam tanto o dedo na ferida certa, como na cara do espectador. Longe de serem maniqueístas ou pseudointelectuais, as obras desse cineasta são diretos, incisivos e honestos. Não é o caminho mais fácil, mas, de fato, é a atitude artística que mais respeito.

"Os Inquilinos" trata não somente dos conflitos sociais e da violência urbana, mas como um ambiente desfavorável pode "bestializar" as pessoas, deixando-as cada vez mais insensíveis diante de tanta barbaridade. Aqui, ao contrário de "Tropa de Elite", por exemplo, não existe um personagem caricato representando o apresentador de programa policial. Há, sim, imagens reais de um programa que verdadeiramente existe e que banaliza a violência, por mostrá-la de maneira tão sensacionalista.



Muitos dizem também que "O Som ao Redor" (aquela mea culpa fajuta da classe média recifense) é tenso! Então, essas pessoas precisam, urgentemente, assistirem "Os Inquilinos", e aprender o que é, de fato, tensão. São quase duas horas expondo o desespero do personagem Valter frente a vizinhos que ele sabe que são bandidos, mas nada pode fazer, pois pensa na segurança da sua família em primeiro lugar.

As atuações, como sempre acontecem nos filmes de Bianchi, são bastante convincentes, além do diretor conduzir a estória de maneira segura, e, ao mesmo tempo, irônica e mordaz. Pra quê tentar colocar muita poesia, entre outros floreios, aqui? Exemplos recentes mostram que isso não é opção para dar força à trama, mas por pura falta do que dizer. E, acreditem, "Os Inquilinos", com pouco, diz muito. Ao final, a constatação: o ambiente pode lhe mudar, fazendo você ficar indiferente, e levando, como gado, sua vida cotidiana, mesmo que se sinta incomodado com tantas injustiças.


"Os Inquilinos" não deixa nada a dever a outros filmes de Bianchi. Uma rara inteligência e comprometimento no cinema brasileiro de hoje. Fugindo de fórmulas prontas, é um filme obrigatório para quem quiser saber um pouco mais porque a sociedade brasileira está tão ignorante.


NOTA: 9/10

Comentários