Pular para o conteúdo principal
Dica de Disco

"Melhor do que Ontem" EP (2016)
Artista: Ilíada.


Não tem jeito. Felizmente, entra ano, sai ano, e a cena musical de pernambuco tende a sobreviver, apesar das eventuais dificuldades. Mesmo após o estouro do Manguebeat nos anos 90, não melhorou substancialmente as coisas, tanto é que a única rádio que tocava nossa música de uma maneira geral, a Rádio Cidade, foi extinta, dando lugar à burocrática Jovem Pan. Sem contar os famigerados programas de auditório locais, que insistem em empurrar o tecnobrega goela abaixo. Nesse cenário pouco promissor, mas, que se mostra um desafio e tanto, novas bandas vão surgindo com propostas interessantes. Uma delas é a Ilíada.

Formada no segundo semestre de 2005 pelos amigos Mauri Araújo (baixo) e Sinho (voz e guitarra), o grupo passou por duas formações desde então, e hoje, encontra-se com Fael Lopes (bateria) e Ângelo Antônio (teclado). E, é este quarteto que nos apresenta esse EP, composto apenas de três faixas, mas, que já demonstram maturidade da Ilíada, tanto profissional, quanto musicalmente falando. A produção ficou muito boa, deixando os instrumentos audíveis, sem nenhum se sobrepor ao outro. Já o som lembra boas bandas de indie rock recifenses que tivemos há alguns anos, como a Carfax e a Terceira Edição. As letras, por sinal, vão no mesmo caminho.


A primeira música, "Melhor do que Ontem", remete, além dessas outras bandas citadas, à urgência do primeiro (e ótimo) disco dos Los Hermanos. Som com energia. A seguinte, "Deixa Assim", é mais melódica que a anterior, mas, não deixa a peteca cair. Mostra que todos estão bem entrosados, compondo cada acorde com cuidado, pra deixar a canção completa, sem "brechas". Fechando o EP, temos "O Que eu Quis", que remete um pouco ao anos 80. Não chega a ser tão boa quanto às duas anteriores, mas, ainda assim é de qualidade.

E, que agora venha um disco "cheio", pois, talento a Ilíada já mostrou que tem. Claro, seria melhor que tivéssemos um ambiente mais propício, aonde o som da banda e de tantas outras pudesse ter bem mais espaço. No entanto, que seja com ou sem dificuldade, que a boa música vença e que sempre tenhamos gente assim com vontade de mostrar o que sabe.

Link para baixar o EP:
http://iliada1.bandcamp.com/

Redes Sociais:
https://m.facebook.com/bandailiada1
https://www.instagram.com/bandailiada1/


Nota: 8/10.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Debate Sócio-Político
Porto Digital Ocupado!
O número de ocupações contra a PEC 55 (que propõe, entre outras coisas, uma profunda reforma no Ensino Médio) cresce a cada dia, e apesar de algumas dificuldades, a maioria mostra que está no caminho certo. No Recife, a mais recente instituição a ser ocupada foi a Escola em Referência de Ensino Médio (o EREM), pertencente ao Porto Digital, e localizada no bairro do Recife Antigo. Tudo começou durante a manhã de quinta (17), após as aulas serem suspensas para a realização de uma assembleia. A decisão pela ocupação do prédio foi feita como forma de antecipar o pior, já que muitos temiam que a direção da escola chamasse a polícia. 
De acordo com uma das integrantes do movimento, a organização do local está sendo feita aos poucos, para que, em breve, possam acontecer eventos, como palestras, exibição de produções audiovisuais, etc. "Ainda está tudo muito recente. Pretendemos, primeiro, limpar e reformar algumas coisas aqui dentro, para depo…
Lista

10 Melhores Discos Nacionais de 2017 (Até Agora)


Sim, meus caros, não está nada fácil. Achar os "10 melhores discos nacionais lançados em 2017 (ate agora)" demandou bastante tempo, mesmo porque, até no meio do cenário indie, anda rolando uma certa mesmice em termos de sons e atitudes, com bandas soando rigorosamente iguais umas as outras. Está faltando identidade e carisma até na nossa música alternativa, infelizmente. Mas, lamentações à parte, esta é uma pequena lista que se propõe a ser um guia atual para quem deseja saber o que anda acontecendo de bom por aí. 
Torcer, agora, para que os próximos meses sejam mais produtivos no sentido de termos mais lançamentos bons como estes.
🎵


10°
"Feeexta"
Camarones Orquestra Guitarrística


"Canções Para Depois do Ódio"
Marcelo Yuka


"Triinca" Triinca

"Galanga Livre" Rincon Sapiência

"Vênus" Tupimasala
Dica Cultural

Festival MIMO 2016
Programação Olinda


MIMO significa Mostra Internacional de Música em Olinda. E, também resistência de arte da melhor qualidade. Nasceu em 2004, na cidade pernambucana que leva seu nome, e que hoje é patrimônio histórico da humanidade. O que não significa que o festival não ocorra em outros lugares, como vem acontecendo há alguns anos. Este ano, por exemplo, em sua 13ª edição, a MIMO já desembarcou em Portugal, e nas cidades brasileiras de Ouro Preto, Tiradentes, Paraty e, nos próximos dias, no Rio de Janeiro. E, claro, haverá espaço para sua cidade natal, Olinda, que irá abarcar inúmeras atrações de peso entre os dias 18 e 20 de novembro próximos.
A seguir, a programação completa da MIMO em Olinda.


CONCERTOS

18 Novembro / Sexta-Feira

Zeca Baleiro - Violoncelo e Piano
18h - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

João Fênix
19h - Igreja do Carmo

João Bosco & Hamilton d Holanda
19h30 - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

Mário Laginha & Pedro Burmes…