Dica de Disco

Melhor do que Ontem - EP 
2016
Artista: Ilíada


Não tem jeito. Felizmente, entra ano, sai ano, e a cena musical de pernambuco tende a sobreviver, apesar das eventuais dificuldades. Mesmo após o estouro do Manguebeat nos anos 90, não melhorou substancialmente as coisas, tanto é que a única rádio que tocava nossa música de uma maneira geral, a Rádio Cidade, foi extinta, dando lugar à burocrática Jovem Pan. Sem contar os famigerados programas de auditório locais, que insistem em empurrar o tecnobrega goela abaixo. Nesse cenário pouco promissor, mas, que se mostra um desafio e tanto, novas bandas vão surgindo com propostas interessantes. Uma delas é a Ilíada.

Formada no segundo semestre de 2005 pelos amigos Mauri Araújo (baixo) e Sinho (voz e guitarra), o grupo passou por duas formações desde então, e hoje, encontra-se com Fael Lopes (bateria) e Ângelo Antônio (teclado). E, é este quarteto que nos apresenta esse EP, composto apenas de três faixas, mas, que já demonstram maturidade da Ilíada, tanto profissional, quanto musicalmente falando. A produção ficou muito boa, deixando os instrumentos audíveis, sem nenhum se sobrepor ao outro. Já o som lembra boas bandas de indie rock recifenses que tivemos há alguns anos, como a Carfax e a Terceira Edição. As letras, por sinal, vão no mesmo caminho.


A primeira música, "Melhor do que Ontem", remete, além dessas outras bandas citadas, à urgência do primeiro (e ótimo) disco dos Los Hermanos. Som com energia. A seguinte, "Deixa Assim", é mais melódica que a anterior, mas, não deixa a peteca cair. Mostra que todos estão bem entrosados, compondo cada acorde com cuidado, pra deixar a canção completa, sem "brechas". Fechando o EP, temos "O Que eu Quis", que remete um pouco ao anos 80. Não chega a ser tão boa quanto às duas anteriores, mas, ainda assim é de qualidade.

E, que agora venha um disco "cheio", pois, talento a Ilíada já mostrou que tem. Claro, seria melhor que tivéssemos um ambiente mais propício, aonde o som da banda e de tantas outras pudesse ter bem mais espaço. No entanto, que seja com ou sem dificuldade, que a boa música vença e que sempre tenhamos gente assim com vontade de mostrar o que sabe.

Link para baixar o EP:

Redes Sociais:


NOTA: 8/10

Comentários

Postar um comentário